Projeto de aprendizagem


Tema:
Dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais.

Problematização:
Quais  os fatores que levam as dificuldades de aprendizagem na alfabetização das crianças nas séries iniciais ?

Certezas provisórias:
Família desestruturada pode levar a criança a ter dificuldades de aprendizagem em âmbito socio afetivo- cognitivo;
Problemas de saúde: visão, audição, síndromes...
Quando os pais tem dificuldades de impor limites;
Metodologia inadequada usada na escola;
Relação professor/aluno.

Dúvidas temporárias:
As dificuldades podem ser de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, entre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado.

 memória, pensamento, juízo, percepção, linguagem, motricidade, afetividade) dependem das condições externas, mais especificamente da relação mãe-bebê, uma vez que uma comunicação especial se estabelece nessa relação desde os primeiros momentos da vida do bebê.”
Na relação professor/aluno Sandra C. Santos diz: “Apesar de limitada por um programa, um conteúdo, um tempo predeterminado, normas internas e pela infra-estrutura da instituição, é a interação professor e o aluno que vai dirigir o processo educativo. Conforme a maneira pela qual essa interação se dá, a aprendizagem do aluno pode ser mais ou menos facilitada e orientada por uma outra direção”.Art. Sandra C. Santos.
Outro fator muito conhecido é a dislexia ( a dificuldade que aparece na leitura), porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios problemas: disgrafia (trocas e inversões de letras), discalculia (é a dificuldade para cálculos e números), dislalia (é a dificuldade na emissão da fala), disortografia (é a dificuldade na linguagem escrita) e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, é um problema de ordem neurológica, que traz consigo sinais evidentes de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade). Problemas  na audição, e visão também pode causar dificuldades de aprendizagem.
Na descoberta desses sintomas, os  diagnósticos devem ser feitos por médicos especialistas, psicólogos e psicopedagogos.
Os vídeos mostram algumas dificuldades de aprendizagem que a criança enfrenta.



Referências Bibliografica





Um comentário:

  1. Muito interessante este assunto, saber sobre as possíveis dificuldades nos anos iniciais da criança evita muitos equívocos.

    ResponderExcluir